Invites Express

A maior, a melhor, a mais completa comunidade voltada ao Universo BitTorrent da Internet...


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Por favor, faça o login para responder

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo Mensagem [Página 1 de 3]

#1dropbear

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptySeg Jul 20, 2015 6:04 pm

dropbear

Membro Júnior

Membro Júnior
Este mini computador consome muito pouca eletricidade. Me parece ideal para deixar ligado 24/7 semeando os arquivos.

"O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas."


fonte: http://pplware.sapo.pt/gadgets/high-tech/tutorial-raspberry-pi-como-sacar-torrents/



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Achei este outro tutorial tb:

#2Elfos

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptySeg Jul 20, 2015 9:01 pm

Elfos

Membro Sênior

Membro Sênior
Interessante, ainda mais em tempos de energia elétrica muito cara, tem um equipamentos desses, que consome muito pouco semeando nossos arquivos, é uma boa pedida!!!!

#3dropbear

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptyQua Jul 22, 2015 12:39 am

dropbear

Membro Júnior

Membro Júnior
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] 
Economizar sempre é bom : )


Fico abismado sobre como uma plaquinha de $35 chega aqui por mais de R$200,00

#4thelost

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptyQua Jul 22, 2015 4:06 am

thelost

Membro Júnior

Membro Júnior
Fogo.... os preços ai no brasil são de loucos!!!!

#5miudinho

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptyQui Jul 23, 2015 11:01 am

miudinho

Membro Júnior

Membro Júnior
interessante msm
quanto aos preços no Brasil infelismente a tendencia é piora  kkk
brincadeiras a parte
se alguem compra comente

#6dropbear

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptyDom Jul 26, 2015 1:55 am

dropbear

Membro Júnior

Membro Júnior
Pesquisando mais sobre Raspberry Pi descobrir que existe uma alternativa (futura) ainda mais barata.  Foi financiado no kickstarter um computador de $9! C.H.I.P.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Com um pouco de sorte ele chega no Brasil por menos de R$100,00. 

O negócio tá ficando bom, Quanto mais alternativas melhor : )


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

#7Amcdoido

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptyTer Jul 28, 2015 6:39 pm

Amcdoido

Membro Júnior

Membro Júnior
Alguém já comprou essa plaquinha?


sds

#8matheuscs2

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptyQui Jul 30, 2015 12:30 pm

matheuscs2

Membro

Membro
Enquanto o povo não muda suas atitudes diante do governo os preços continuam assim.

#9avjunior

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptySex Jan 29, 2016 2:06 pm

avjunior

Membro Júnior

Membro Júnior
Eu utilizo este esquema, raspberry pi2 + disco usb, ambos alimentados por um hubusb. Ficou bom e barato.

#10fh78

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptySex Jan 29, 2016 7:43 pm

fh78

Membro Sênior

Membro Sênior
avjunior escreveu:Eu utilizo este esquema, raspberry pi2 + disco usb, ambos alimentados por um hubusb. Ficou bom e barato.

Esse negócio é meu sonho de consumo há anos, mas quando se trata de configurações mais avançadas como códigos de programação e conexões entre diferentes máquinas, sou uma nulidade.

Se conseguisse um desses já configurado e mais as dicas de como conectar o HD no meu midia center, acho que arriscava comprar.

Conte aí [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] onde vc comprou, vc mesmo configurou, como funcionam os HDs e como vc transfere os arquivos?

#11avjunior

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptySex Fev 05, 2016 1:12 pm

avjunior

Membro Júnior

Membro Júnior
Comprei o meu no aliexpress e baixei o SO raspbian, como entendo muito de linux instalei todos os softwares para acessar o gerenciador de torrents pelo navegador (transmission) e copiar os arquivos através da rede local (samba), ou até assistir diretamente pela rede sem a necessidade de copiar o arquivo.

Se alguém tiver interesse eu posso fazer o upload da imagem completa do meu com tudo instalado, bastando apenas copiar para o microsd e utilizar.

#12fh78

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptySex Fev 05, 2016 7:41 pm

fh78

Membro Sênior

Membro Sênior
avjunior escreveu:Comprei o meu no aliexpress e baixei o SO raspbian, como entendo muito de linux instalei todos os softwares para acessar o gerenciador de torrents pelo navegador (transmission) e copiar os arquivos através da rede local (samba), ou até assistir diretamente pela rede sem a necessidade de copiar o arquivo.

Se alguém tiver interesse eu posso fazer o upload da imagem completa do meu com tudo instalado, bastando apenas copiar para o microsd e utilizar.

Eu tenho interesse.
Se você se disponibilizar a ajudar, eu me arriscaria neste desafio e poderíamos contar a experiência aqui.

Você acha que alguem que entende quase nada dessas configurações conseguiria colocar a rodar essa seedbox? Ou é bem complicado?

#13avjunior

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptyDom Fev 14, 2016 11:42 am

avjunior

Membro Júnior

Membro Júnior
Primeiramente desculpe a demora para responder.

Podemos aproveitar o teu caso e fazer um tutorial passo a passo para ajudar a todos.

#14Anonimo

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptyDom Fev 14, 2016 11:44 am

Anonimo

Administrador

Administrador
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], Isso seria perfeito!

#15fh78

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptySeg Fev 15, 2016 5:38 am

fh78

Membro Sênior

Membro Sênior
avjunior escreveu:Primeiramente desculpe a demora para responder.

Podemos aproveitar o teu caso e fazer um tutorial passo a passo para ajudar a todos.

Perfeito. 
Por onde começamos... comprando o Raspberry? 
Vc tem indicações de locais seguros para comprar?

#16nilo025

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptySeg Fev 15, 2016 9:57 am

nilo025

Membro Júnior

Membro Júnior
avjunior escreveu:Primeiramente desculpe a demora para responder.

Podemos aproveitar o teu caso e fazer um tutorial passo a passo para ajudar a todos.
Ótima iniciativa avjunior, aguardo ansiosamente o tutorial.

#17avjunior

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptyQua Fev 17, 2016 10:10 pm

avjunior

Membro Júnior

Membro Júnior
Olá galera, 

até domingo irei disponibilizar o tutorial e irei upar a imagem pronta para quem não quer ter trabalho e aprender.

Recomendo comprar na farnell newark (comprei um dos meus quando ela ainda operava no brasil, agora tem apenas no exterior). No brasil sei que encontra na Loja Mundi ou escolha um bom vendedor e compre no Aliexpress que provavelmente será a forma mais econômica.

#18fh78

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptyQui Fev 18, 2016 5:53 pm

fh78

Membro Sênior

Membro Sênior
avjunior escreveu:Olá galera, 

até domingo irei disponibilizar o tutorial e irei upar a imagem pronta para quem não quer ter trabalho e aprender.

Recomendo comprar na farnell newark (comprei um dos meus quando ela ainda operava no brasil, agora tem apenas no exterior). No brasil sei que encontra na Loja Mundi ou escolha um bom vendedor e compre no Aliexpress que provavelmente será a forma mais econômica.

Pode ser esse aqui?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ele roda windows 10?

#19avjunior

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptyQui Fev 18, 2016 8:01 pm

avjunior

Membro Júnior

Membro Júnior
fh78 escreveu:

Pode ser esse aqui?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Ele roda windows 10?

Sim, ele roda windows 10, mas é uma versão para desenvolvedores e não tem a interface gráfica como na versão normal. É voltado para IOT.

#20avjunior

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptyQui Fev 18, 2016 8:05 pm

avjunior

Membro Júnior

Membro Júnior
Estou com metade do tutorial pronto, falta gravar o vídeo do sistema funcionando para facilitar o entendimento.

#21fh78

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptyQui Fev 18, 2016 8:49 pm

fh78

Membro Sênior

Membro Sênior
avjunior escreveu:Estou com metade do tutorial pronto, falta gravar o vídeo do sistema funcionando para facilitar o entendimento.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] se empenhando aí. 

Ansioso para ver este tutorial, e me arriscar a montar esse negócio aiaiaiai

#22avjunior

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptyTer Fev 23, 2016 8:57 pm

avjunior

Membro Júnior

Membro Júnior
Conforme prometido segue o tutorial para criar uma seedbox caseira com a utilização de um raspberry pi.

Antes de mais nada vou fazer algumas considerações conforme a experiência que tenho:

1. O tutorial é pode ser utilizado para o Raspberry Pi e Raspberry Pi2;
2. Você vai precisar de um HD externo USB para ser o armazenamento dos torrents pois não encontra no mercado sdcard de grandes capacidades;
3. Não é possível alimentar o HD ligado diretamente na USB do raspberry, você vai precisar de um HUB USB a não ser que seu HD não tenha fonte de alimentação externa;
4. É possível alimentar um raspberry pi com um carregador comum de celular (5v / 750ma) caso não for utilizar monitor e teclado e mouse;
5. Para utilizar um dongle wi-fi no raspberry você vai precisar de uma alimentação de pelo menos 1A;
6. Caso queira utilizar diversos dispositivos na USB do rapiberry (mouse, teclado, dongle wi-fi e HD) eu recomendo ligar tudo isso, inclusive a alimentação do raspiberry diretamente em um HUB USB com alimentação externa de 2A;
7. Para uma seedbox econômica em consumo de energia eu recomendo utlizar apenas a rede ethernet e o HD externo, sem monitor e periféricos;
8. Um nobreak simples pode segurar por muito tempo todo o esquema ligado;
9. Existe nobreak específico para o raspiberry feito com bateria de litio e fica plugado diretamente nele;
10. Utilize apenas sdcard classe 10 ou superior, o tamanho que eu recomendo é 8GB, menos não basta e maior vai ser disperdício de recursos;


Agora vamos ao tutorial:


PARTE 01 - DOWNLOAD E INSTALAÇÃO DO S.O. NO SDCARD:


01. Faça download e instalação Win 32disk Imager:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

02. Download do SO (Wheezy):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

*OBS: Eu recomendo a imagem Wheezy (não é a mais atual) pois tive problemas de compatibilidade com o software transmission instalado na imagem Jessie (atual), esta do link é a versão que tenho rodando 100% funcional. Pode ser baixada por torrent ou direto;


03. Descompacte o arquivo baixado;

04. Após descompactar o arquivo baixado abra o aplicativo instalado no "passo 01" siga o procedimento abaixo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


05. Quando o procedimento for concluído com sucesso basta remover o Sdcard e inserir em seu Raspberry;


PARTE 02 – INSTALAÇÃO FÍSICA:


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

01. Estou partindo do princípio de que esta seedbox não terá monitor, tampouco teclado e mouse;

02. O raspberry pi liga automaticamente sempre que o cabo de alimentação é plugado, não existe botão para ligar;


03. Por padrão o sistema tem o cliente DHCP ativo, então irá obter um IP automaticamente de seu modem ou roteador;


PARTE 03 – ACESSANDO O RASPBERRY PI REMOTAMENTE



01. Toda a configuração é feita via acesso remoto a partir de outro computador, para isso iremos utilizar um aplicativo chamado "Putty", abaixo link para dowload:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


02. Ao abrir o putty irá encontrar a tela abaixo, basta digitar o IP que o raspiberry pi obteve em sua rede e pressionar "Open":



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


04. A tela para digitar o login e senha irá carregar, o usuário padrão é "pi" e senha "raspberry";

05. Pronto, já temos o acesso remoto ao raspberry.



PARTE 04 – CONFIGURAÇÃO INICIAL DO SISTEMA E INSTALAÇÃO DOS PACOTES:

01. Inicialmente iremos cadastrar uma senha para o usuário "root" e instalar o editor de arquivo "mcedit" (eu acho este o mais pratico para editar arquivos de configurações), após logado digite os seguintes comandos:

Código:
sudo passwd root


Após executar este comando basta digitar a senha do root e confirmar;

02. Instalando o editor de texto, comando:


Código:
apt-get install mcedit


03. Agora devemos editar o SSH para aceitar login com root:


Código:
sudo mcedit /etc/ssh/sshd_config


Editar a seguinte linha:


Código:
PermitRootLogin without-password

para:


Código:
PermitRootLogin yes

04. Feche esta sessão do putty e faça login com os dados do usuário root que você acabou de cadastrar;

05. Agora vamos atualizar o sistema em duas etapas com os comandos abaixo:


Código:
apt-get update

e depois:



Código:
apt-get upgrade

06. Reiniciar com o comando:


Código:
reboot




Nas próximas etapas do tutorial vamos iniciar a instalação dos pacotes para download dos torrents e do samba para criar o compartilhamento da pasta onde estão os torrents.

Quem tiver alguma dúvida com as etapas acima pode questionar que terei o prazer de auxiliar.

#23fh78

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptyTer Fev 23, 2016 9:43 pm

fh78

Membro Sênior

Membro Sênior
Muito didático.

* pode-se usar os HDs externos normais, aqueles sem alimentação, tipo WD, Samsumg?

Assim que sair o complemento vou atrás dos equipamentos.

#24avjunior

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptyTer Fev 23, 2016 10:41 pm

avjunior

Membro Júnior

Membro Júnior
fh78 escreveu:Muito didático.


* pode-se usar os HDs externos normais, aqueles sem alimentação, tipo WD, Samsumg?

Assim que sair o complemento vou atrás dos equipamentos.

Sim, porém vai precisar ligar ele em um hub usb alimentado, eu utilizo um HD destes e o raspi não fornece corrente suficiente na porta usb.

#25rohling

[Tutorial] Seedbox caseira e economica com Raspberry Pi EmptyQua Fev 24, 2016 11:17 am

rohling

Membro Júnior

Membro Júnior
Parabéns [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] + Rep

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo Mensagem [Página 1 de 3]

Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

Por favor, faça o login para responder

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos


  • Recorde de Usuários Online: O recorde de usuários online foi de 80 em Seg Abr 29, 2024 7:22 am
  • Membro Mais Novo:
  • Membros:
  • Posts: